ACESSE O LEGNET 🔒

01/09/2014 | Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça as mudanças na ISO 9001

Os princípios da gestão de qualidade irão ser alterados. Os novos princípios deverão ficar da seguinte forma:
1.   Foco no cliente
2.   Liderança
3.   Envolvimento das pessoas
4.   Abordagem de processo
5.   Abordagem sistêmica da gestão
6.   Melhoria contínua
7.   Abordagem factual da tomada de decisão
8.   Relacionamento mutuamente benéfico com fornecedores.

A revisão 2015 da ISO 9001 terá uma abordagem modernizada, que irá incluir:

  • Maior ênfase na geração de valor, para a organização e para seus clientes. A nova versão é voltada a geração de resultados e a melhoria dos mesmos.
  • Maior ênfase na avaliação dos riscos. Determinação e Controle de Riscos – com Controle de Mudanças Será necessária a determinação e tratativa para o controle de riscos. Com isso, a gestão de mudanças se fortalecerá na nova ISO 9001:2015
  • Solicita que as organizações levem em consideração o feedback de todas as partes interessadas e de todos os processos envolvidos (não apenas os feedbacks dos seus clientes).
  • Maior envolvimento da alta direção.
  • A estrutura da norma foi revisada para estar alinhada com outras normas ISO para sistemas de gestão, de modo a facilitar sua integração.
  • Maior facilidade na aplicação dos requisitos às empresas de serviços.
  • Maior flexibilidade nas exigências sobre procedimentos documentados (por exemplo, a adoção de um manual de qualidade não é mais obrigatória).
  • O que não irá mudar  é que o CLIENTE continua a ser o foco principal da norma.

Fonte: ABROC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO

Sistema de Gestão Integrada LegNet

ISO 9001 ISO 14001 ISO 45001