ACESSE O LEGNET 🔒

21/01/2021 | Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou nesta quarta (13) através da Resolução CONAVEG nº 5 de 18/11/2020, o Plano Operativo para Controle do Desmatamento Ilegal e Recuperação da Vegetação Nativa, que vai vigorar até 2023. O documento define as metas do Floresta+ para o período, com o objetivo de contratar a preservação e recuperação de 250 mil hectares. A extensão prevista agora representa pouco mais de 64% da área inicialmente proposta pelo MMA como meta a ser atingida pelo Floresta+ nos próximos três anos.

O Plano Nacional para Controle do Desmatamento Ilegal e Recuperação da Vegetação Nativa foi aprovado pela Comissão Executiva para Controle do Desmatamento e Recuperação da Vegetação - Conaveg, instituída por meio do Decreto Presidencial nº 10.142, de 28 de novembro de 2019, e busca promover a coordenação de esforços para a redução do desmatamento em todos os biomas, assim como a implementação de ações articuladas entre a União e os demais entes federativos para a prevenção e controle das queimadas e dos incêndios florestais, e o fomento à recuperação da vegetação nativa nos biomas brasileiros.

De acordo com o plano as causas principais de desmatamento nos diversos biomas apresentam, em linhas gerais eixos similares, dessa forma, estão previstos alinhamentos e harmonizações das ações reportadas entre a Comissão de Preservação da Amazônia Legal do Conselho da Amazônia e a Conaveg - guardadas as suas particularidades e escopo. Ainda de acordo com a com a Resolução o Plano Operativo encontra-se disponível no portal eletrônico do Ministério do Meio Ambiente na página sobre controle e prevenção do desmatamento e dos incêndios florestais <https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/servicosambientais/controle-de-desmatamento-e-incendios-florestais.

Sistema de Gestão Integrada LegNet

ISO 9001 ISO 14001 ISO 45001