ACESSE O LEGNET 🔒

Auditoria em Sistemas de Gestão

Realização de auditorias a sistemas de gestão de qualidade (ISO 9001), meio ambiente (ISO 14001) e saúde e segurança do trabalho (OHSAS 18001) com o objetivo de determinar se o sistema de gestão implementado está conforme os requisitos dos referenciais aplicáveis as normas.

Caso haja a necessidade, o cliente poderá solicitar a auditoria de sistema de gestão integrado, isto é, as 03 normas serão auditadas ao mesmo tempo (qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho).

As auditorias aos sistemas de gestão são realizadas por profissionais de diferentes áreas do saber, devidamente qualificados, que garantem a confidencialidade, independência e imparcialidade e tendo por base a norma ISO 19011. A realização desta tipologia de auditoria contempla as seguintes etapas:

  • Análise da documentação do sistema de gestão integrada;
  • Elaboração do Plano de Auditoria;
  • Realização da Auditoria;
  • Emissão do relatório da Auditoria.

Benefícios da Realização de Auditorias de Sistemas de Gestão:

  • Fornecem informações para a análise critica pela Administração;
  • Fornecem oportunidades para a melhoria contínua;
  • Aumentam o desempenho operacional;
  • Aumentam a satisfação e confiança das partes interessadas;
  • Demonstram compromisso da alta gerência;
  • Melhoram a conscientização, motivação e participação dos colaboradores.

Tipos de Auditoria

  • Auditorias de primeira parte (internas): Uma organização audita seu próprio sistema;
  • Auditorias de segunda parte (externas): Uma organização Audita seus fornecedores;
  • Auditorias de terceira parte (extrínsecas): Um organismo de certificação audita uma organização para certificação.

Distinção entre Conformidade e Legalidade

Conformidade: Agir de acordo com os padrões e procedimentos vigentes;

Legalidade: Total cumprimento dos requisitos legais.

Obs. Uma organização age em conformidade por simples opção, mas age em legalidade compulsoriamente.

Auditoria de requisitos legais

De acordo as Normas NBR ISO 9001:15, ISO 14001:15 e OHSAS 18001:07 (ISO 45001:18), as Empresas Certificadas nos Sistemas de Gestão ora mencionados, estão obrigadas a realizar, periodicamente, a avaliação de todas as legislações aplicáveis ao empreendimento. Para atendimento a este item, a Premier Ambiental, disponibiliza Serviços (Auditorias de Requisitos Legais e Reavaliação do GRL) registrando e fornecendo como evidência Relatório específico para apresentação ao Organismo Certificador, quando das atividades de Auditorias de Certificação, Manutenção e/ou Recertificação.

Reavaliação dos Requisitos Legais

Processo de verificação dos Diplomas aplicáveis às atividades da empresa onde o Profissional adota postura de Consultor e auxilia na identificação de ações a serem adotadas para correta adequação da empresa no que tange ao cumprimento Legal. Deve-se ressaltar a natureza deste processo ser mais generalista, isto é, o objetivo será identificar a existência de um dado documento exigido por requisito legal, não avaliando possíveis ausências de informações que não foram contempladas em sua elaboração.

Auditoria Legal

Atividade de Auditoria em que o(s) Auditor(es) avalia(m) os Requisitos Legais aplicáveis de forma amostral, bem como todas as obrigações decorrentes destes. A Checagem das Evidências é realizada modo a obter conteúdo objetivo quanto ao atendimento por intermédio de entrevistas, análises documentais e realidades percebidas in loco, de modo a avaliar criticamente se um dado documento está adequado ao requisito legal, não bastando apenas constatar a sua existência. Deve-se ressaltar que todo processo de auditoria é de natureza amostral, sendo assim, a equipe através de sua expertise irá selecionar um grupo de requisitos mais críticos para serem avaliados de forma detalhada, para que esta amostra seja representativa para a organização auditada.

Sistema de Gestão Integrada LegNet
ISO 9001 ISO 14001 ISO 18001