ACESSE O LEGNET 🔒

11/11/2021 | Tempo de leitura: 4 minutos

O Dia Mundial da Qualidade é comemorado anualmente na segunda quinta-feira de novembro, desde 1960. Nesta data, as organizações públicas e privadas realizam ações voltadas para a Gestão da Qualidade com destaque para importância das práticas num contexto de participação coletiva, onde as pessoas são colocadas como parte integrante do processo de qualidade e mudança organizacional.  A data foi instituída inicialmente pela ONU, e hoje é promovida pelo Chartered Quality Institute (CQI).

Até este ano, o CQI havia dedicado um dia de novembro para a celebração da qualidade mundial, mas a partir de novembro de 2021 o Instituto promoverá uma campanha de uma semana. A Semana Mundial da Qualidade, a principal campanha de conscientização do CQI, celebrará a profissão de Gestor de Qualidade como indispensável à Gestão da Qualidade para o benefício da sociedade e prosperidade dos indivíduos e países.
Com o passar dos anos, o dia Mundial da Qualidade ganhou relevância, sobretudo por proporcionar diversas reflexões sobre os processos de mudança, gestão e qualidade, colocando-se como elemento importante para o sucesso e sobrevivência das empresas, com engajamento de partes interessadas.

Os entusiastas do evento indicam que as organizações devem desenvolver comemorações e ações coletivas, mas deixar claro para todos o porquê realmente são importantes e como cada ação impacta no resultado, que em linhas gerais é a satisfação dos clientes. Este momento também oportuniza uma análise da comunicação entre os níveis hierárquicos que, se eficaz, pode proporcionar o aprofundamento das relações, com ênfase na melhoria contínua e na competitividade organizacional. Os eventos realizados também podem corroborar para aproximar os colaboradores da qualidade, fornecendo-lhes uma visão sistêmica em detrimento de uma perspectiva departamental (fragmentada).

Todos os anos, o CQI propõe um tema diferente que seja amplo o suficiente para provocar debates e reflexões. O principal objetivo é hastear a bandeira da Qualidade com a construção de ferramentas e boas práticas que possam ser empregadas posteriormente para melhoria dos processos. Neste ano, o Instituto definiu o tema “Sustentabilidade: melhorando nossos produtos, pessoas e planeta”, ou seja, o foco será o papel da Qualidade na Sustentabilidade e seu impacto ambiental, social e de governança. De acordo com os organizadores: “- A Sustentabilidade não pode ser apenas uma área que você e sua organização consideram. Você precisa se comprometer a construí-la na cultura de sua empresa, porque ele está aqui para ficar.”

No contexto atual, percebe-se que os fatores ESG (Environmental, Social and Governance: referente aos fatores ambientais, sociais e à governança como suporte a um desenvolvimento sustentável) estão rapidamente tendo prioridade nas agendas de negócios e há uma consciência crescente de como esses conceitos afetam tanto a tomada de decisões quanto o valor para as partes interessadas.  No relatório do Fórum Econômico Mundial de 2021, as questões ambientais e sociais apareceram nos cinco principais riscos de longo prazo, em termos de probabilidade, e quatro em termos de impacto.  O relatório de 2021 do Painel Climático Científico Mundial (IPCCA) revela ser inegável a influência antrópica nas rápidas e generalizadas mudanças da biosfera. Conclui-se que os riscos ambientais/sociais estão aumentando e os riscos econômicos não estão mais no topo das preocupações.

Como visto, os fatores ESG podem afetar o risco, a volatilidade e a rentabilidade das empresas e dos investimentos. A Semana Mundial da Qualidade 2021 será importante para as organizações entenderem sua influência sobre a sociedade e reconhecer a relevância de se incorporar os fatores ESG na tomada de decisão. Numa projeção não muito distante veremos cada vez mais a crescente solicitação do poder público, partes interessadas e gestores por transparência, padronização e comunicação em torno dos valores ESG.  Vê-se que a implantação das práticas de ESG pode ser entendida como a ampliação da capacidade competitiva da organização que trará benefícios imensuráveis aos negócios, atraindo investimentos com impactos positivos para todas as camadas da organização.

Sistema de Gestão Integrada LegNet

ISO 9001 ISO 14001 ISO 45001