O Dia Mundial da Qualidade é comemorado anualmente na segunda quinta-feira de novembro, desde 1960. Nesta data, as organizações públicas e privadas realizam ações voltadas para a Gestão da Qualidade com destaque para importância das práticas num contexto de participação coletiva, onde as pessoas são colocadas como parte integrante do processo de qualidade e mudança organizacional. A data foi instituída inicialmente pela ONU, e hoje é promovida pelo Chartered Quality Institute (CQI).
Até este ano, o CQI havia dedicado um dia de novembro para a celebração da qualidade mundial, mas a partir de novembro de 2021 o Instituto promoverá uma campanha de uma semana. A Semana Mundial da Qualidade, a principal campanha de conscientização do CQI, celebrará a profissão de Gestor de Qualidade como indispensável à Gestão da Qualidade para o benefício da sociedade e prosperidade dos indivíduos e países.
Com o passar dos anos, o dia Mundial da Qualidade ganhou relevância, sobretudo por proporcionar diversas reflexões sobre os processos de mudança, gestão e qualidade, colocando-se como elemento importante para o sucesso e sobrevivência das empresas, com engajamento de partes interessadas.
Os entusiastas do evento indicam que as organizações devem desenvolver comemorações e ações coletivas, mas deixar claro para todos o porquê realmente são importantes e como cada ação impacta no resultado, que em linhas gerais é a satisfação dos clientes. Este momento também oportuniza uma análise da comunicação entre os níveis hierárquicos que, se eficaz, pode proporcionar o aprofundamento das relações, com ênfase na melhoria contínua e na competitividade organizacional. Os eventos realizados também podem corroborar para aproximar os colaboradores da qualidade, fornecendo-lhes uma visão sistêmica em detrimento de uma perspectiva departamental (fragmentada).
Todos os anos, o CQI propõe um tema diferente que seja amplo o suficiente para provocar debates e reflexões. O principal objetivo é hastear a bandeira da Qualidade com a construção de ferramentas e boas práticas que possam ser empregadas posteriormente para melhoria dos processos. Neste ano, o Instituto definiu o tema “Sustentabilidade: melhorando nossos produtos, pessoas e planeta”, ou seja, o foco será o papel da Qualidade na Sustentabilidade e seu impacto ambiental, social e de governança. De acordo com os organizadores: “- A Sustentabilidade não pode ser apenas uma área que você e sua organização consideram. Você precisa se comprometer a construí-la na cultura de sua empresa, porque ele está aqui para ficar.”
No contexto atual, percebe-se que os fatores ESG (Environmental, Social and Governance: referente aos fatores ambientais, sociais e à governança como suporte a um desenvolvimento sustentável) estão rapidamente tendo prioridade nas agendas de negócios e há uma consciência crescente de como esses conceitos afetam tanto a tomada de decisões quanto o valor para as partes interessadas. No relatório do Fórum Econômico Mundial de 2021, as questões ambientais e sociais apareceram nos cinco principais riscos de longo prazo, em termos de probabilidade, e quatro em termos de impacto. O relatório de 2021 do Painel Climático Científico Mundial (IPCCA) revela ser inegável a influência antrópica nas rápidas e generalizadas mudanças da biosfera. Conclui-se que os riscos ambientais/sociais estão aumentando e os riscos econômicos não estão mais no topo das preocupações.
Como visto, os fatores ESG podem afetar o risco, a volatilidade e a rentabilidade das empresas e dos investimentos. A Semana Mundial da Qualidade 2021 será importante para as organizações entenderem sua influência sobre a sociedade e reconhecer a relevância de se incorporar os fatores ESG na tomada de decisão. Numa projeção não muito distante veremos cada vez mais a crescente solicitação do poder público, partes interessadas e gestores por transparência, padronização e comunicação em torno dos valores ESG. Vê-se que a implantação das práticas de ESG pode ser entendida como a ampliação da capacidade competitiva da organização que trará benefícios imensuráveis aos negócios, atraindo investimentos com impactos positivos para todas as camadas da organização.