img class= wp-image-3096 src=https://www.legnetbrasil.com.br/wp-content/uploads/2016/09/brigadista-florestal.jpg alt=brigadista-florestal width=616 height=462 / brigadista-florestal
h1 class=documentFirstHeadingSaiba como é a formação de um brigadista florestal/h1
Cerca de 834 profissionais foram contratados para atuar em 18 Estados este ano com combate de incêndios e educação ambiental.
Com a proximidade dos meses mais secos do ano, o Ministério do Meio Ambiente edita todos os anos uma portaria para contratação temporária de brigadistas florestais. Em 2016, 834 profissionais foram selecionados pela pasta e atuaram no combate a 1.350 incêndios em todo o País.
Os profissionais escalados para essa função precisam ter bom condicionamento físico, já que o trabalho de controle das chamas envolve riscos. O brigadista geralmente é uma pessoa habituada ao trabalho no campo, porque o combate é feito com enxada, com pá, foice, facão, abafador, pessoas que já estão acostumadas com a lida do campo, explicou o chefe do PrevFogo, Gabriel Zacharias.
Para selecionar os candidatos e treinar os mais aptos à função, o PrevFogo realiza concursos em 18 Estados. O cargo de brigadista exige apenas alfabetização e o salário é de R$ 880.