ACESSE O LEGNET 🔒

03/12/2019 | Tempo de leitura: 5 minutos

Conforme dispõe o Ministério da Saúde, a LER e o DORT são danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação.

A sigla LER significa Lesões por Esforços Repetitivos e compreende um conjunto de doenças causadas pela realização de atividades contínuas e repetitivas. DORT, por sua vez, é uma sigla para Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, um conjunto de doenças causadas por movimentos repetitivos ou outros fatores biomecânicos como esforço por levantamento constante de peso, além dos fatores psicofísicos e sociológicos, que atuam sobre o problema.

Diversos fatores podem levar ao comprometimento de estruturas dos tendões, estruturas musculares e ligamentos. As causas desses problemas estão constantemente associadas aos movimentos repetitivos em alta frequência, postura incorreta, falta de adaptação e recuperação adequada dos esforços, entre outras situações corriqueiras do dia a dia do trabalhador.

Segundo o Estudo Saúde Brasil 2018, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros.

Os setores ocupacionais que tiveram a maior ocorrência de LER e DORT, segundo o estudo, foram os que atuam nos setores da indústria, comércio, alimentação, transporte e serviços domésticos/limpeza.

As principais doenças relacionadas ao trabalho que acometem os trabalhadores, são as lesões no ombro e as inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões.

Entre as profissões com a maior ocorrência de LER e DORT, destacam-se os faxineiros, operadores de máquinas fixas, os alimentadores de linhas de produção e os cozinheiros.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, muitos trabalhadores (30% e 50 a 70% nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, respectivamente) realizam suas tarefas em situações ergonomicamente inadequadas, sobrecarregados fisicamente, sujeitos à ocorrência acidentes e ao adoecimento, principalmente, por LER/DORT. No Brasil, o aumento na incidência de LER/DORT pode ser observado nas estatísticas do INSS de concessão de benefícios por doenças ocupacionais.

Um aspecto que pode contribuir para uma situação de trabalho desfavorável constitui um fator de risco.

Entre os fatores de risco ligados ao ambiente físico da tarefa estão a sobrecarga muscular estática e dinâmica (posturas forçadas, mobiliário e equipamentos inadequados, etc), ruído, conforto térmico, iluminação, vibração, etc. Já os fatores de risco ligados à organização do trabalho estão o ritmo e pressão de trabalho excessivo, excesso de jornada e ausência de pausas.

Como exemplo, um trabalho envolvendo o manuseio de produtos deverá ser levado em conta as posturas adotadas durante a manutenção, as características da mercadoria e da tarefa executada (compreendendo o transporte de carga, esforços de puxar e empurrar a mercadoria), a influência do ambiente de trabalho e a organização do trabalho.

Além das doenças ocupacionais prejudicarem a produtividade laboral, elas são responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho e representam custos com pagamentos, tratamentos e processos de reintegração à ocupação.

Atenção à Norma Regulamentadora 17

Neste contexto, o Ministério da Saúde recomenda aos empregadores atenção à Norma Regulamentadora 17, que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

O MS também recomenda que os empregadores promovam ações de educação em saúde aos trabalhadores em conjunto com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de cada região.

A realização de ginástica laboral no local de trabalho, a criação de hábitos de pausas regulares durante o período de trabalho, a realização regular dos movimentos corporais, evitar horas extras e sobrecarga mental e a utilização de mobiliários ergonômicos são medidas que podem contribuir para o não surgimento destas e outras doenças.

Sistema de Gestão Integrada LegNet

ISO 9001 ISO 14001 ISO 45001