Em matéria publicada pelo Governo Federal na segunda quinzena de agosto de 2021, o Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente declarou em entrevista, que a logística reversa, Instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, tem sido uma frente importante de atuação do Programa Lixão Zero que por sua vez é tido como um considerável passo para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
De acordo com as informações prestadas, em 2020, o Brasil bateu recorde reciclando 97,4% das latas de alumínio que entraram no mercado, segundo dados apresentados pelo Setor responsável.
O Secretário esclareceu ainda, que o Governo Federal também avançou na logística reversa de baterias de carro, eletroeletrônicos, medicamentos e óleo lubrificante, pois, esse procedimento permite ao consumidor retornar à Empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte ambientalmente correto.
Na oportunidade o Ministério do Meio Ambiente enfatizou como esse processo contribui para a preservação do meio ambiente, destacando o papel do cidadão para ajudar na implementação do instrumento em tela.
Foi destacado também, que além de importante instrumento trazido pela Lei 12305/10, ou seja, pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa precisava ser efetivamente implementada, possibilitando assim o retorno dos produtos e embalagens após o uso pelo consumidor, evitando o descarte desses materiais em locais inadequados como os lixões e aterros controlados.
SUPORTE AO CLIENTE