ACESSE O LEGNET 🔒

23/07/2020 | Tempo de leitura: 3 minutos

A Fundação Jorge Duprat e Figueiredo – Fundacentro, publicou uma Cartilha com medidas de prevenção e de controle, além de práticas seguras de trabalho e uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

De acordo com a Fundação, o objetivo do documento é mostrar como deve ser o planejamento das ações, com as respectivas orientações para auxiliar na definição dos cenários de exposição e dos riscos existentes.

A Cartilha dentre outros pontos importantes fala de como a epidemia se dissemina, sobre os sintomas da Covid-19 e esclarece também de que forma essa pandemia pode afetar os locais de trabalho.

Plano de ação para a prevenção e controle dos riscos

No mesmo documento, a Fundacentro recomenda que todas as Organizações em funcionamento desenvolvam um plano de ação para a prevenção e controle dos riscos e assegurem os recursos humanos e materiais necessários para sua execução.

Sobre essa recomendação, esclarece que até as Organizações de pequeno porte de grau de risco 1 e 2 e os Microempreendedores Individuais devem estar engajados na prevenção da Covid-19, mesmo quando dispensados pela Norma Regulamentadora 1 de desenvolverem um programa de gerenciamento de riscos ocupacionais (PGR).

Com relação ao desenvolvimento do plano de ação, a indicação da Fundação é que se relacione os cenários de exposição, pois, isto implicará na identificação das fontes e os modos de transmissão do vírus, os fatores do ambiente ou da Organização do trabalho que aumentam a probabilidade ou a chance de ocorrer a infecção, as medidas preventivas já existentes e os trabalhadores potencialmente expostos. Conforme a publicação, devem ser considerados também os fatores de risco não ocupacionais relativos à moradia, transporte e comunidade, uma vez que o próprio trabalhador pode atuar como vetor de transmissão da doença.

O Serviço de Comunicação Social da Fundacentro informa que o material publicado apresenta “medidas gerais de precaução e prevenção, políticas e procedimentos para grupos de risco e pronta identificação de pessoas suspeitas, flexibilização da gestão de recursos humanos.” Também aponta medidas de controles de engenharia, administrativos e práticas seguras de trabalho, EPI, características e indicações de proteção respiratória.

Prosseguindo, o Serviço mencionado esclarece que a produção do trabalho pelos pesquisadores da instituição, se deu com base em documentos internacionais devidamente citados na referida divulgação, mas, teve como objetivo a adaptação e harmonização com os aspectos legais e com as normativas técnicas do Brasil.

O material foi elaborado pelos pesquisadores da Fundacentro Eduardo Algranti, Gilmar da Cunha Trivelato e José Marçal Jackson Filho e o tecnologista Rogério Galvão da Silva. A coordenação geral é da gerente de Projetos Estratégicos, Erika Alvim de Sá Benevides e se encontra disponível através do link “Prevenção à Covid-19: Orientações para prevenção e controle da Covid-19 nos locais de trabalho”.

 

Sistema de Gestão Integrada LegNet

ISO 9001 ISO 14001 ISO 45001