Nos dias atuais, é essencial proteger a Organização dos riscos relacionados à corrupção.
O problema da corrupção continua sendo bastante associado aos contratos superfaturados entre empresas e órgãos públicos, quando, na verdade, a corrupção vai muito além dessa ideia.
O crime de corrupção ativa, previsto no art. 333 do Código Penal brasileiro, se aplica a situações variadas, desde um simples oferecimento de vantagem a agente público para obtenção de favorecimento, até os grandes subornos noticiados pela imprensa, mas não apenas isto.
Agir de modo probo, sem optar por atalhos na forma de favorecimentos que em muitos casos podem se mostrar sedutores, sempre será uma questão de conduta, que, por sua vez, está relacionada à cultura de uma sociedade.
O objetivo último das normas ISO 19600 e 37001 é exatamente contribuir para a implantação de uma Cultura Anticorrupção no ambiente Corporativo. Pata tal, é feito uso de uma abordagem sistemática de Gestão, visando a implantação de um Sistema de Gestão de Condutas, que em seu bojo fará constar procedimentos inibidores de condutas desviantes, incluindo treinamentos, mecanismos de denúncia e apuração de desvios, levantamento e criação de medidas de controle dos riscos organizacionais, a implementação de controle por meio do ComplianceOfficer, entre tantos outros mecanismos anticorrupção, sempre com foco na mitigação de riscos e melhoria contínua da cultura antissuborno da Organização.
SUPORTE AO CLIENTE