ACESSE O LEGNET 🔒

29/08/2022 | Tempo de leitura: 4 minutos

A proteção ao meio ambiente hoje é debatida em todo o mundo e aqui no Brasil não seria diferente.

Quando abordamos essa temática, logo, pensamos nos impactos ambientais e nos aspectos ambientais inerentes as empresas e aí começam as dúvidas: por onde começar? Quer uma dica? Que tal dar o primeiro passo abordando dois temas que, apesar de diferentes entre si, andam sempre de mãos dadas? Quais são eles? Impacto ambiental e aspecto ambiental. Vamos ao tema!

O que é impacto ambiental?

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), por meio da Resolução 001/86, define impacto ambiental como:
“Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante de atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem: a saúde, segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias e o meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais”.

Já a norma ISO 14001 enquadra o aspecto ambiental como sendo “elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente” e os impactos ambientais são “qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização”
Portanto, passando pelas definições acima podemos identificar aspectos que geram impactos ambientais nos processos, nos produtos e serviços, nos locais de trabalho e em novos projetos.

Aspecto ambiental x Impacto Ambiental

Em uma forma resumida: o aspecto ambiental é a “causa” e o impacto ambiental é o “efeito”, podendo este vir de quaisquer modificações do meio ambiente, de forma positiva ou negativa.

Qual a importância do Levantamento de Aspectos e Impactos (LAIA)?

Neste ponto vemos a importância nas empresas em diagnosticar aspectos e impactos ambientais sendo essencial para uma empresa saber como evitar riscos à saúde humana e à natureza. Sendo assim a Legnet por meio de sua equipe qualificada (engenheiros ambientais, biólogos, gestores ambientais, engenheiros florestais, etc.) elabora e executa o Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais.

Esse trabalho segue uma metodologia capaz de mensurar se aspectos e impactos ambientais são significativos e quais medidas podem ser tomadas para evitá-los. Ter esse controle é vital para o sucesso da gestão ambiental de uma empresa. Além disso, evita que a organização sofra sanções por estar em discordância com a legislação ambiental, tais como as definidas pelo o Decreto Federal nº 6.514/08, tendo toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente, assim como a importante Lei n. º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

O levantamento e a identificação dos aspectos ambientais, deve-se levar em consideração possíveis ou futuras mudanças em processos, projetos, produtos, serviços e atividades novas ou modificadas. Bem como, situações anormais ou de emergências.

O Legnet proporciona o serviço de Levantamento de Aspectos e Impactos realizado in loco, exatamente para correlacionar todos os requisitos legais aos aspectos e impactos da sua empresa, minimizando os danos ao meio ambiente. Clique aqui para saber mais.

Legnet LAI

Além do serviço, também temos a nossa ferramenta LAI, que amarra os requisitos legais aos aspectos e impactos através de gráficos e estatísticas detalhadas. São três versões, as quais o cliente pode escolher a melhor de acordo com o modelo do levantamento utilizado.

Para mais detalhes, visite a página da ferramenta, clicando aqui.

Sistema de Gestão Integrada LegNet

ISO 9001 ISO 14001 ISO 45001