ACESSE O LEGNET 🔒

18/06/2021 | Tempo de leitura: ~1 minuto

A Anvisa publicou, nesta segunda-feira (14/6), a Nota Técnica 4/2021, que traz orientações para vigilância, identificação, prevenção e controle de infecções fúngicas invasivas em pacientes com Covid-19 internados em serviços de saúde.

Conforme informações o documento foi elaborado por especialistas no assunto, inclusive do Ministério da Saúde, e ressalta a importância da vigilância e do diagnóstico de coinfecção (contaminação simultânea) fúngica, permitindo o tratamento precoce e, consequentemente, prevenindo o agravamento do quadro clínico ou a morte do paciente.

A referida Nota reforça a necessidade da adoção de medidas preventivas recomendando o monitoramento dessas infecções por meio de ações de vigilância nos serviços.

De acordo com a Publicação, os sintomas de algumas doenças fúngicas podem ser semelhantes aos da Covid-19, incluindo febre, tosse e falta de ar. Portanto, o teste laboratorial é necessário para determinar se o paciente apresenta deterioração clínica progressiva apenas devido ao Sars-CoV-2 e suas complicações, pela infecção fúngica ou ambas.

Sistema de Gestão Integrada LegNet

ISO 9001 ISO 14001 ISO 45001