ACESSE O LEGNET 🔒

15/12/2016 | Tempo de leitura: 2 minutos

Resultado tem como base 12.051 amostras de 25 alimentos de origem vegetal, produzidos entre 2013 e 2015

Você se preocupa com o nível de agrotóxico presente nas frutas ou verduras que consome? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma pesquisa com 12.051 amostras de 25 alimentos de origem vegetal e constatou que 99% estavam em conformidade com parâmetros adequados de toxidade, estabelecidos pela legislação vigente.

A Anvisa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabeleceram uma parceria para desenvolverem ações de monitoramento dos resíduos de agrotóxicos em produtos vegetais. Um dos objetivos da iniciativa é proporcionar orientação nas cadeias produtivas sobre inconformidades no processo produtivo e incentivar Boas Práticas Agrícolas (BPA) no País.

Para o secretário de Defesa Agropecuária, do Mapa, Luis Rangel, a meta de obter 100% de adequação está muito próxima de ser alcançada.

“Continuaremos a buscar os 100% em produtos, como frutas, cereais, amêndoas e pimentas para garantir a segurança alimentar. Já conseguimos reverter um cenário com mais de 25% de amostras não conformes das pesquisas anteriores para apenas 1%”, destacou Rangel.

Com base no relatório do Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos (Para), realizado entre 2013 e 2015, a Anvisa está adotando providências com vistas a mitigação de riscos identificados e desenvolvendo ações com as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais em busca de proporcionar maior segurança alimentar quanto aos resíduos de agrotóxicos presentes nos alimentos.

A ação conta com a participação de 27 unidades da Federação, envolvidas na amostragem e na tomada de decisões depois da divulgação dos resultados. As análises são realizadas por quatro Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen GO, MG, RS e PR) e por um laboratório privado contratado por processo licitatório.

Portal Brasil

Sistema de Gestão Integrada LegNet

ISO 9001 ISO 14001 ISO 45001